top of page

IIº INTERCÂMBIO DO CLUBE EUROPEU DA ESB
Tipo de Parceria:
Multilateral com as escolas de Escola Secundária de Barcelos - Barcelos, Portugal

School Stevensbeek - Stevensbeek, Holanda

Instituto Hermanos Amorós - Villena, Espanha

Academichna Gimnasiya Lviv - Lviv, Ucrânia

Leonard Piwonil's Firts Private Higth School -Szczecin, Polónia

IV Liceum O W Rzeazowie - Rzeszów, Polónia

Zespól Szkól - Kolobrzeg, Polónia

Escola Secundária de Tupã - Tupã, S. Paulo, Brasil (virtual)

I.E.S. Fonterrexia Muros - Muros, Espanha

Nº de Participantes Directos e Inseridos no Intercâmbio:
• 95 alunos (Portugueses), 10 Professoras (Ucranianos), 25 alunos Holandeses e 26 alunos (Espanhóis); 43 alunos (Polacos); 40 alunos (Brasileiros)
• 1 Professor coordenador;
• 14 Professores acompanhantes.
Nº de Participantes Indirectos (assistiram ou contribuíram, a nível organizativo, para as actividades desenvolvidas na escola):
• Direcção da ESB;
• 7 Professores;
• 2 Pessoal não-docente.
Conteúdos subjacentes à parceria:
    Herança cultural, pintura, música e folclore, desporto, lendas, línguas estrangeiras, cidadania europeia / democracia/ identidade regional, novas tecnologias, diálogo intercultural; Educação Visual, Língua Portuguesa, Línguas Estrangeiras (Inglês e Espanhol), Geografia, História, Educação Física e TIC.

    Depois do sucesso alcançado no ano anterior, com a realização de três intercâmbios com escolas da Ucrânia, Holanda e Espanha neste presente ano lectivo, fomos mais audazes e realizamos oito intercâmbios, com escolas de diferentes países Europeus. Os nossos parceiros foram três escolas da Polónia das cidades de Szczecin, Rzeszów e Kolobrzeg, duas escolas Espanholas de Muros e Villena,  e um intercâmbio virtual com uma escola de Tupã, São Paulo, Brasil.

Estiveram envolvidos noventa e cinco alunos nos intercâmbios de troca de parceiros e cerca de setenta e cinco alunos no intercâmbio virtual de Tupã, Brasil.
    O corpo docente esteve envolvido vinte e um professores e um ex. funcionário da escola, o Sr. Francisco e um Auxiliar da Acção Educativa a D. Graça Lomba.
    Face ao calendário escolar não ser favorável à marcação das melhores datas para não interferir em testes, testes intermédios e exames nacionais, fizemos um estudo sobre as datas a serem programadas para a realização dos dois momentos do intercâmbio. Na verdade em alguns intercâmbios não interferiram pois realizou-se em momentos de férias escolares como foi o caso de Muros e Villena nas suas idas ao país do parceiro, mas em relação aos outros intercâmbios tivemos de jogar com o nosso calendário escolar e o dos parceiros, que são muito diferentes dos nossos. Com críticas e “aplausos” os dois momentos do intercâmbio foram realizados entre o segundo período e o terceiro período apanhando com testes intermédios nos quais tivemos o cuidado de programar todas as saídas em momentos que não prejudicassem os nossos alunos. O resultado foi um sucesso, tanto a nível pessoal como escolar dos alunos depois de termos realizado e elaborado um relatório final sobre todas as avaliações dos alunos presentes em todos os intercâmbios.

VILLENA - ESPANHA

TUPÃ - BRASIL

VILLENA - ESPANHA

bottom of page